Photobucket

Oláááá ! Bem-vindo(a) ao nosso blogue... Esperamos que gostes!!

.about us
.Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.a nossa escolha
Photobucket
Em consequência das nossas investigações feitas durante o 1º Periodo, decidimos optar pelo tema: "Seia e a Gastronomia".
.posts recentes

. O nosso projecto...

. Avaliação!

. Livro de Ponto VIII

. Uma Luz ao Fundo do Túnel

. Depois de uma longa ausên...

. Feira do Queijo

. Livro de Ponto VII

. Livro V e VI

. Livro de Ponto IV

. Livro de Ponto III

.arquivos

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.visitas

casino
.online

page counter
.fazer olhinhos
.pesquisar
 
Sábado, 1 de Dezembro de 2007
Seia e a Gastronomia #1,#2,#3 e #4

#1 Queijo da Serra da Estrela

 

O tão conhecido e afamado “Queijo Serra Estrela” continua a ser feito pelos antigos processos artesanais, usados pelos nossos antepassados e que se transmitiram de geração em geração.

 

#2 Os Enchidos

 

Os enchidos são tradição da região da Serra da Estrela. Tudo começava quando as pessoas compravam um porco para criação. Esse servia para matar e de seguida para fazer as farinheiras, as morcelas, chouriças de bofe e as chouriças de carne.

 

 

#3 Pão de Centeio

 

Na Beira Interior o pão é feito com farinha de centeio. Nestas regiões de montanha, onde os terrenos são mais pobres, o povo arranjou outras sementes de cultivo mais resistentes à morfologia da terra adverso e a climas rigorosos. Em algumas aldeias na Serra da Estrela ainda se cultiva o centeio, que depois de ceifado é entregue aos moinho de água ainda a funcionar. Dele sai a farinha em estado puro, sem aditivos. É com esta farinha que se faz um pão de centeio muito saboroso.

 

#4 Vinho Produzido na Serra da Estrela

 

A produção do vinho constitui tradicionalmente uma das mais relevantes produções portuguesas, com grande importância económica tanto no plano interno como para a balança comercial do país.

Entre os vinhos portugueses cabe por turno ao vinho do dão uma posição privilegiada, dela importância nos referidos valores e principalmente pela sua alta qualidade. Trata-se de um vinho de excelente cotação não só no contexto nacional como mesmo no contexto internacional.


sinto-me:

publicado por Ana, Joana, Márcia, Marisa às 16:21
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De João Ricardo Soares a 8 de Dezembro de 2007 às 20:27
Espero, durante o 2.º período, dar um grande contributo para a riqueza deste blog, se esse for o vosso desejo. Gostaria de, convosco, e mais uma vez, mostrar ao país e quem sabe, ao mundo, a qualidade com que se faz ciência na Escola Secundária de Seia. O currículo é vasto, os prémios conquistados são muitos, mas a vontade de fazer mais e melhor continua.
Para já, que os vossos objectivos sejam plenamente atingidos, relativamente ao trabalho que realizaram durante o 1.º período.



Comentar post

.em directo


"O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro a construir, uma ideia a transformar em acto."
Jean Marie Barbier

Photobucket
.links